MPMG promove audiência pública para discutir preservação das veredas



O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), e o "Programa Vereda Viva", da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizam, no dia 19 de junho, quarta-feira, às 14 horas, a audiência pública "Veredas: oásis do sertão. Até quando?".

 

O encontro, para discutir a conservação e a proteção das veredas, será no Auditório Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça (av. Álvares Cabral, 1.690, 1º andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte). A Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas e a Coordenadoria Regional de Inclusão e Mobilização Sociais do Vale do São Francisco também participam do evento.

 

A vereda é um tipo de formação vegetal encontrado no cerrado, que tem como função auxiliar a regulação dos cursos de água nessas regiões, inclusive em períodos de seca. Embora sejam consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs), protegidas por lei, as veredas vem sendo constantemente degradadas.

 

Por isso, o MPMG quer discutir com a sociedade, não só a preservação das veredas, mas também a promoção da inclusão social e o reconhecimento do modo de vida dos grupos que vivem nessas regiões.

 

Informações: (31) 3270-3251