Comissão vai apurar denúncias de contaminação de córrego

 

 

Nesta terça-feira (30/4/13) a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública a fim de apurar denúncias de lançamento de fezes animais no leito do córrego Ribeirão de Oratórios, no município de Oratórios (Zona da Mata). A reunião será realizada no Auditório, às 10 horas.

 

Segundo a autora do requerimento, deputada Luzia Ferreira (PPS), moradores da região denunciam que empresas de suinocultura realizam o descarte de fezes suínas no leito do córrego. Além de causar a contaminação das águas, essa prática provoca fortes odores na cidade.

 

Convidados – Foram chamados para participar da reunião a presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Zuleika Stela Chiacchio Torquetti; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana Franco; o prefeito municipal de Oratórios, Carlos Roberto de Lima; o presidente da Câmara Municipal de Oratórios, Eriverto Otaviano da Cruz; o promotor de justiça da 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Betim, Alexandre Brasileiro de Queiroz; a promotora de justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Betim, Geovana Carone Nucci Ferreira; o promotor de justiça da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Contagem, Leonardo Barreto Moreira Alves; a diretora-secretária da Cooperativa dos suinocultores de Ponte Nova e região e diretora-secretária da Associação dos suinocultores do Vale do Piranga, Magdá Maurícia de Oliveira.