O Governo de Minas, por meio do Polo de Excelência em Inovação Ambiental da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), promoveu nos dias 11 e 12 de abril encontro entre a associação francesa ÉA Éco-Enterprise e o empresariado mineiro.
O evento contou com a participação de diversos órgãos do Governo de Minas (governadoria, Sede, INDI, Feam, Hidroex e Sectes), Fiemg, Instituto Inhotim, e de empresas francesas e brasileiras, e teve como objetivo apresentar o Polo ÉA-Enterprise divulgando as oportunidades de parcerias e negócios com instituições mineiras.
Cerca de 30 empresas participaram das rodadas de negócios nas quais puderam trocar experiências e interesses de negócios na área de inovação ambiental, como eco tecnologia, recursos hídricos, planejamento urbano, monitoramento e gestão de rede, regeneração de solos, monitoramento radiológico, qualidade de ar, emissão de carbono, prevenção de riscos e optimização energética.
Para a superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação Ambiental, Déa Fonseca, o diálogo é enriquecedor. “Os dois países ganham com esta parceria com a troca de informações. O polo francês concentra pequenas e médias empresas de alto valor agregado, capazes de transferir tecnologia e conhecimento para as empresas do estado de Minas, fazendo crescer a economia local. Esta troca é fundamental na construção de uma vida melhor para todos os cidadãos mineiros,” afirmou.
Pela inovação ambiental é possível diminuir o impacto das extrações de recursos naturais e os riscos à segurança, à saúde e ao meio ambiente ocasionados pelas indústrias. A população de Minas Gerais se beneficia com esta parceria pelo aumento da geração de renda e da promoção à qualidade de vida de toda população mineira, como destaca a presidente da Feam, Zuleika Torquetti.
“Cerca de 70% dos municípios mineiros possuem menos de 20 mil habitantes e este é um fator complicador para gestão de resíduos. A busca por soluções para estas e outras questões se dá por meio das parcerias entre os municípios e também com as empresas privadas nacionais e internacionais que agregam novas experiências e soluções para as questões ambientais do estado”, disse.
Em março de 2013 foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Governo de Minas e a ÉA Éco-Enterprises a fim de fomentar o intercâmbio de experiências, a criação de novas oportunidades de negócios de alto valor agregado e a transferência de tecnologias na área ambiental. Uma das primeiras ações neste sentido é a parceria entre a empresa EnvirOconsult e o Governo de Minas na elaboração de um planejamento para captação de carbono de toda Cidade Administrativa.