CBH Paraopeba prorroga inscrições para o processo eleitoral

 

 

Continuam abertas, até o dia 27 de março, as inscrições para as eleições do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba. Os novos membros serão nomeados pelo governador para o mandato 2013-2017 e poderão interferir e participar ativamente da gestão das águas de sua bacia. Podem participar os usuários de água, como indústria, mineração, empresa de abastecimento e saneamento, além de organizações não governamentais que atuam na área de recursos hídricos, associações regionais, entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa e representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipais.

 

No total são 72 vagas, entre titulares e suplentes, sendo 4 para os representantes do poder público federal, 16 para os representantes do poder público estadual, 16 para os representantes dos poderes públicos municipais, 18 vagas para os usuários de recursos hídricos e 18 vagas para as entidades da sociedade civil.

 

As inscrições podem ser realizadas via correio ou pessoalmente nos endereços: CBH Paraopeba, Avenida Solimões, 218, Bairro Brasiléia, Betim/MG, CEP: 32600-320 e Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, Prédio Minas, 1º andar, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP- 31.630-900.

 

Outras informações: http://comites.igam.mg.gov.br; comite@aguasdoparaopeba.org.br e gecbh@meioambiente.mg.gov.br.

 

Bacia Hidrográfica do Rio Paraobepa

 

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba abrange uma área de 13.643 km2. O rio Paraopeba, tem como seus principais afluentes o rio Águas Claras, Macaúbas, o rio Betim, o rio Camapuã e o rio Manso. Ele é também um dos mais importantes tributários do rio São Francisco, percorrendo aproximadamente 510 km até a sua foz, no lago da represa de Três Marias, no município de Felixlândia.

 

Municípios que compõe a bacia

 

Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cristiano Otoni, Crucilândia, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itatiaiuçu, Jeceaba, Juatuba, Lagoa Dourada, Maravilhas, Mario Campos, Mateus Leme, Moeda, Ouro Branco, Paraopeba, Pequi, Piedade dos Gerais, Queluzito, Rio Manso, São Brás do Suaçuí, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha, Sarzedo, Casa Grande, Curvelo, Desterro de Entre Rios, Felixlândia, Itaúna, Itaverava, Ouro Preto, Papagaios, Pará de Minas, Pompéu, Resende Costa, Sete Lagoas.

 

Eleições globais

 

Os comitês de bacias hidrográficas de Minas Gerais terão eleições para renovação dos membros e para nova diretoria em 2013. O processo eleitoral acontecerá em 35 comitês e deverá ser finalizado até o dia 30 de junho, com o novo mandato até 2017.

 

A gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Lilian Domingues, destaca que pela primeira vez haverá em Minas Gerais eleições globais, envolvendo todos os comitês estaduais no mesmo período, exceto o CBH Verde Grande, composto também por municípios do estado da Bahia. “A última eleição realizada nesse comitê foi em 2011, com mandato até 2015”, explica.

 

Lilian Domingues ressalta, ainda, a importância desse momento de renovação. “O processo eleitoral é um momento importante para os comitês, quando os membros são renovados e uma nova diretoria é eleita, ampliando assim a participação ao abrir espaço para novas instituições integrarem o Conselho”, explica.