Prefeitura divulga licitação para desassoreamento

Foi publicado ontem o edital para licitação de obras de desassoreamento da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A expectativa é que as obras comecem no início de julho e terminem em março de 2014, com um valor aproximado de R$ 110 milhões. O julgamento das propostas será no dia 4 de abril.

 

"A previsão é retirar um total de 800 mil m³ de sedimentos espalhados pela lagoa. O material será succionado e transportado através de tubulações para uma outra área, onde será tratado", explicou Ricardo Aroeira, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

 

Ainda neste ano, segundo Aroeira, um outro edital será publicado para contratar empresa para os serviços de despoluição e tratamento da água da lagoa. "Ainda não temos a data desse edital, mas ele é a terceira etapa das obras para entregarmos a lagoa limpa até meados de 2014. Ainda aguardamos também o dinheiro de empréstimo para essas obras", disse.

 

As intervenções de captação de esgoto e limpeza dos córregos que deságuam no local, consideradas as medidas mais urgentes, estão sendo feitas pela Copasa, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e devem terminar no fim do ano.

 

Sinalização. A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) também abriu licitação para a contratação de uma empresa para fabricar uma nova sinalização do conjunto urbanístico e arquitetônico da Pampulha.