Programa Chuá amplia conhecimento de estudantes

Um programa premiado que tem por objetivo levar informações sobre educação sanitária e ambiental nas escolas, além de conscientizar os estudantes sobre a importância dos cuidados com a água, com a destinação adequada do lixo e com a higiene pessoal, entre outros temas importantes para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes. Assim é o Chuá, programa desenvolvido pela

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), há 26 anos - e que, desde aquela época, já pregava o conceito de educar e preservar para, então, evoluir de maneira sustentável.

Pela própria natureza da sua atividade - o saneamento - a Copasa sempre manteve um forte vínculo com as instituições de ensino e o público escolar. Para atender às solicitações das escolas foi criado, em 1986, o Programa de Visitas Escolares às Estações de Tratamento de Água em diversos municípios mineiros.

Currículo. O estudo da água, do processo de tratamento, das noções básicas de higiene e limpeza, além das doenças de veiculação hídrica, são assuntos direta ou indiretamente relacionados ao saneamento e fazem parte do currículo escolar de todas as instituições de Ensino Fundamental. Essa ação marcou o início da política ambiental da Companhia, permitindo a vivência, pelos alunos, da teoria ministrada em sala de aula.

Durante as ações educativas a Copasa oferece completo material didático para os visitantes. Além disso, disponibiliza no site da Companhia diversificado conteúdo para pesquisa escolar e jogos educativos.

Dados da Copasa mostram que, nesses 26 anos de implantação do Programa, a sociedade, de uma maneira geral, conseguiu avançar em assuntos diretamente relacionados às questões ambientais. E como a proposta é formar consciência ambiental, as escolas são parceiras indispensáveis na construção de gerações mais responsáveis.

Desde a criação do Programa Chuá, aproximadamente dois milhões de crianças já visitaram as instalações da Copasa, onde participaram do programa de Educação Sanitária.

Incentivo. O Programa Chuá recebeu, em 2011, o Prêmio Top Socioambiental, oferecido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). O prêmio destaca ações de preservação e incentivo socioambiental e cultural.

Por hábitos mais responsáveis

Com o aperfeiçoamento do Programa Chuá e com a implantação de novos regulamentos, está em desenvolvimento a Certifica-ção Chuá de Amigo do Meio Ambiente, que visa divulgar ações em favor do meio ambiente que tenham sido implementadas pelas escolas públicas ou particulares do ensino fundamental e médio em Minas Gerais.

 A certificação será mais uma ação da Copasa que busca o fortalecimento de hábitos ambientalmente responsáveis por parte do público infanto-juvenil e dos educadores mineiros, alertando-os para a realidade dos grandes desafios da preservação ambiental, onde a participação de todos é fundamental para a construção de uma sociedade sustentável.

A Copasa. As principais atividades da empresa compreendem o planejamento, a elaboração de projetos, a execução, ampliação, remodelagem e a exploração de serviços de saneamento, principalmente serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Adicionalmente, a companhia conduz atividades de cooperação técnica em diversos municípios do Estado de Minas Gerais, inclusive naqueles que não possuem concessões, bem como junto ao setor privado.