Ministros serão empossados em comitê de logística reversa

Os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Saúde, Alexandre Padilha; da Fazenda, Guido Mantega; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, e o representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, subsecretário-adjunto Ricardo Schafaer, tomarão posse nesta quinta-feira (17/2) como membros do Comitê Orientador de Logística Reversa. A solenidade está marcada para as 17h, na sala Multimídia do Ministério do Meio Ambiente.

A primeira tarefa do comitê será apreciar e aprovar o regimento interno do comitê já elaborado pelo grupo técnico que assessora a instância.

O Comitê Orientador é uma estrutura da Política Nacional de Resíduos Sólidos, recentemente regulamentada. Ele será responsável por estabelecer a orientação estratégica da implementação de sistemas de logística reversa; definição das prioridades e aprovação do cronograma para o lançamento de editais de lançamento; regras para o funcionamento do grupo técnico de assessoramento do colegiado; e critérios de decisão no caso de empate nas deliberações colegiadas.

O Comitê Orientador vai fixar o cronograma para estes sistemas; aprovar estudos de viabilidade técnica e econômica; definir diretrizes metodológicas para avaliação dos impactos sociais e econômicos dos sistemas de logística e avaliar a necessidade da revisão dos acordos setoriais, dos regulamentos e dos termos de compromisso que disciplinam a logística no âmbito federal.

Logística reversa é o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

 

"Ascom MMA",17/2/2011