Municípios e empresas prestadoras de serviço de saneamento já podem se inscrever para o Prodes 2012

A Agência Nacional de Águas abriu inscrições para seleção de projetos que poderão receber financiamento do PRODES 2012 - Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas. Este ano o Prodes irá disponibilizar 50 milhões de reais para o financiamento da construção ou ampliação de estações de tratamento de esgoto em bacias hidrográficas consideradas prioritárias.

As inscrições vão até o dia 31 de julho e devem ser realizadas presencialmente na Sede da ANA (Setor Policial - SPO, Área 5, Bloco B, Sala 211). Mais informações sobre o Prodes 2012 estão no edital publicado pela ANA.

Mais informações sobre o PRODES


"Criado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em março de 2001, o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes) não financia obras ou equipamentos, mas paga pelos resultados alcançados, ou seja, pelo esgoto efetivamente tratado.

O Prodes consiste na concessão de estímulo financeiro pela União, na forma de pagamento pelo esgoto tratado, a Prestadores de Serviço de Saneamento que investirem na implantação, ampliação e operação de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), desde que cumpridas as condições previstas em contrato.

No período de 2001 até 2010 foram contratadas 42 ETEs, envolvendo um valor total dos contratos de R$ 152,2 milhões, mas que tiveram investimentos dos proponentes de cerca de 467 milhões."

Fonte: Site ANA / Prodes