A comissão permanente de fiscalização e acompanhamento do repasse dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso de recursos hídricos no Estado de Minas Gerais se reuniu, no último dia 25, na Cidade Administrativa, para iniciar suas atividades. É composta por representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG).
Instituída por Decreto Estadual, a comissão tem, entre outras, a atribuição de analisar os resultados alcançados no contrato de gestão firmado com as Agências de Bacia, recomendar alterações nesses contratos, acompanhar a arrecadação e o repasse da cobrança e propor alterações e ajustes nos instrumentos de contratação e nos procedimentos e documentos de apoio aos contratos.
“Um dos principais objetivos do grupo é elaborar o relatório conclusivo do contrato de gestão firmado com as agências de bacia e encaminhar os resultados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos”, frisou a diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Luiza de Marilacc Moreira. De acordo com ela, a comissão funcionará também como ponte entre o Estado e as agências de bacia, sendo porta voz do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).
Cobrança – A cobrança pelo uso dos recursos hídricos em Minas Gerais foi regulamentada pelo Decreto 44.046 de 2005. Trata-se de uma compensação a ser paga pelos usuários de água visando à garantia dos padrões de quantidade, qualidade e regime estabelecidos para as águas da bacia.