Copam inicia processo eleitoral

Representantes de organizações não governamentais, entidades civis, comunidade acadêmica e cientifica e Conselhos Municipais de Meio Ambiente poderão indicar, em maio e junho, seus representantes para concorrerem às vagas de conselheiros nas próximas eleições do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). O órgão integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. 

O período para cadastro para as eleições vai de 21 de maio até 19 de junho. A relação final dos habilitados a concorrerem será divulgada no dia 06 de agosto e o resultado da eleição, no dia 21 de setembro. As eleições acontecem entre os dias 14 e 16 de agosto, em diversos pontos do Estado e pela internet.  

Para um mandato de três anos, passarão pelo processo de eleição e/ou indicação um total de  948 conselheiros titulares e suplentes distribuídos entre o Plenário, Câmara Normativa Recursal (CNR), Unidades Regionais Colegiadas (URCs) e Câmaras Temáticas. Os atuais conselheiros manterão suas atividades até que os novos assumam seus mandatos. 

Os cadastramentos devem ser feitos em uma das nove Superintendências Regionais de Regularização Ambiental (Suprams) ou na Diretoria de Coordenação e Apoio aos Colegiados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Os editais estão disponíveis no site da Semad.