Abertas as inscrições para a Certificação em Sustentabilidade Ambiental

Já estão abertas as inscrições para empresas interessadas em obter a Certificação de Sustentabilidade Ambiental de Belo Horizonte. Lançado em julho de 2010, o programa visa incentivar práticas que contribuam para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo fenômeno conhecido como aquecimento global. Mediante um processo de auditoria, serão reconhecidos os empreendimentos que adotarem tecnologias voltadas para reduzir o consumo de água e de energia, gerar menos resíduos e promover sua reciclagem e reaproveitamento.

Inscrições e simulação pela internet - A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), criou um website com as informações para os empreendedores interessados em solicitar o Certificado de Sustentabilidade Ambiental. A solicitação pode ser feita pelo próprio site, por meio do Sistema Informatizado de Atendimento ao Cidadão (SACWEB), pela Central de Atendimento Telefônico 156 ou presencialmente, no BH Resolve.

Depois de solicitada a Certificação, a SMMA disponibilizará uma senha de acesso ao Sistema de Avaliação em Sustentabilidade Ambiental. Por meio de um aplicativo, disponível no site, o empreendedor poderá fazer simulações de dados de consumo nas dimensões água, energia, emissões de gases de efeito estufa e resíduos sólidos. Após a simulação, o empreendedor deverá elaborar um projeto de sustentabilidade do empreendimento e apresentá-lo à SMMA, conforme roteiro apresentado no manual.

 Copa Sustentável - A Certificação faz parte dos projetos de sustentabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™. A partir da Copa da Alemanha, em 2006, os organizadores do torneio implementaram uma diretriz que recomenda a redução dos impactos socioambientais do evento. O gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Weber Coutinho, explica que a continuidade do programa proporcionará um importante legado para a cidade. “Além da contribuição para o meio ambiente como um todo, os efeitos positivos poderão ser notados principalmente na melhoria da gestão de resíduos sólidos”, explica.

Quem recebe a Certificação – Empreendimentos já existentes e em processo de licenciamento, com destaque para aqueles que possuem vinculação como o setor receptivo e de turismo como hotéis, bares e restaurantes. Os empreendimentos certificados receberão o selo de “Boas Práticas Ambientais” para o cumprimento de metas de redução do consumo de água, energia e/ou resíduos, com graduação “Bronze”, “Prata” e “Ouro”, conforme forem contemplados um, dois ou os três critérios. O Instituto Bureau Veritas Brasil (BVQI), uma das maiores instituições de certificação do mundo, foi o vencedor da licitação realizada pela PBH para contratar a empresa responsável pela auditoria da concessão do selo.

 

Saiba mais: cesa.pbh.gov.br