Fórum em Belo Horizonte discute impacto da mineração

O desafio de elaborar uma política mineral que promova o desenvolvimento do setor, sem causar grandes impactos no meio ambiente, será o tema da palestra proferida, na próxima segunda-feira (19), pelo secretário de Geologia, Mineração e Exploração Mineral do Ministério das Minas e Energia, Cláudio Scliar.

 A palestra “Política Mineral e Meio Ambiente” faz parte do primeiro fórum preparatório para a 10ª edição do Seminário Meio Ambiente e Cidadania, promovido pelo Hoje em Dia, que será realizado no próximo dia 19, a partir das 11h30, no centro de eventos Planetarium do Hotel Mercure, em Belo Horizonte.

 Scliar coordena a elaboração do projeto de um novo código mineral para o Brasil, que substituirá a lei vigente (Decreto-lei nº 227/1967) e tem como objetivo desburocratizar os procedimentos relacionados às concessões de alvarás e autorizações de pesquisa e exploração mineral, bem como aumentar o poder de fiscalização dos órgãos públicos. A introdução da nova lei chega em um momento de expectativas com relação ao desenvolvimento do setor.

 O Seminário Meio Ambiente e Cidadania trouxe para a cidade importantes ambientalistas para discutir questões do setor e, assim, entrou para o calendário ambiental da cidade e do Estado. A 10ª edição terá como tema “A Mineração e a Agenda Rio+20: Economia Verde e Erradicação da Pobreza”.

 As discussões começam na segunda-feira, com a realização do primeiro fórum setorial, e prosseguem em 23 de abril, com o segundo fórum setorial. Elas serão consolidadas em propostas efetivas dos participantes no evento principal do seminário, que acontecerá nos dia 31 de maio e 1º de junho.