Rio +20 já tem 79 confirmações

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta sexta-feira (09), que 79 delegações internacionais já confirmaram participação na Conferência Rio +20. Ela rebateu críticas de que a crise econômica mundial e a realização da Conferência em ano eleitoral em países importantes possam comprometer a realização do evento, que ocorre entre em junho, no Brasil.

Nesta sexta-feira (09/03), a ministra se reuniu em Brasília com Sha Zukang, secretário das Nações Unidas para a Rio +20. Ele assegurou que está satisfeito com a organização e empenho do Brasil nos preparativos do encontro. Para ele, o Brasil apresenta um desempenho melhor que o da maioria dos demais países na organização desse tipo de Conferência.

 Questionado sobre recentes críticas que o Brasil recebeu da Fifa sobre a demora na organização da Copa do Mundo de Futebol, Zukang garantiu que o mesmo não ocorre com a Rio +20. “É natural que um país que sediará três grandes eventos como Olimpíadas, Copa e Rio +20 sofra críticas”, avaliou.

 Zukang concorda que a crise econômica enfrentada nos Estados Unidos e Europa não deverá ser um grande problema para o evento. “Nós recebemos doações generosas de grandes parceiros que estão em crise. Isso demonstra a necessidade e a importância do tema (Rio +20)”, disse.

 O secretário chefia delegação da ONU que, até o dia 10 de março, trabalha na logística da organização da Rio+20 . “São três pilares que estruturam nossas reuniões: desenvolvimento econômico, social e a questão ambiental integrada. Sem um bom meio ambiente não podemos desenvolver nada”, finalizou. Com informações do MMA.