ipea divulga estudo sobre energia e meio ambiente

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta terça-feira o Comunicado n° 77: Energia e Meio Ambiente no Brasil. Parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro, o estudo apresenta questões como oferta interna e padrão de consumo energético.

A pesquisa traz a análise da matriz energética, os percentuais de energia renovável e não renovável, o perfil do consumo energético, além de projeções do consumo e investimentos futuros em energia. A geração de energia a partir de fontes alternativas, como a eólica, a biomassa e a solar, também faz parte do comunicado. O estudo ainda trata do consumo energético residencial, nos transportes e na indústria.

"O estudo é dividido em três blocos de análise: diagnóstico de potenciais nacionais, políticas públicas e negociações internacionais", explica o assessor técnico da presidência do Ipea, Albino Alvarez, na solenidade de lançamento. "A posição básica que pauta esse relatório é de que a sustentabilidade ambiental não pode ser vista como um obstáculo para o desenvolvimento."

A nova publicação do Ipea revela que os gastos previstos para a energia até 2017 é de R$ 767 bilhões, enquanto o orçamento ambiental para o mesmo período calcula-se em apenas R$ 83 bilhões. "Uma coordenação de gestão dos recursos naturais e energia combinada com a gestão meio ambiente poderia fazer um equilíbrio destes orçamentos", acredita Gesmar Santos, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea.

 

 

"O Estado de São Paulo",16/2/2011