Empresa cria máquina que decompõe resíduos orgânicos em 24 horas

A Eco-Wiz aumenta a velocidade do processo de decomposição natural através de meios biológicos.

A empresa Eco-Wiz, de Cingapura, criou uma ferramenta capaz de transformar sobras de comida em um líquido rico em nutrientes ou adubo em um período de 24 horas. Segundo a companhia, a máquina é um sistema de eliminação totalmente auto-suficiente e contínuo de resíduos orgânicos.

A Eco-Wiz pode com segurança e rapidamente decompor qualquer tipo de resíduo alimentar, incluindo legumes, frutas, pedaços de carne crua e cozida, peixes e produtos lácteos. Todo o produto gerado pode ser utilizado como fertilizante para jardins, e a água é limpa suficiente para regar plantas ou ser usada na lavagem de chão, entre outros fins não potáveis.

A máquina aumenta a velocidade do processo de decomposição natural através de meios biológicos como a manutenção de arejamento, umidade e temperatura. Sob estas condições controladas, os microorganismos podem com segurança decompor resíduos de alimentos a uma taxa muito mais rápida do que em condições naturais que são sujeitos a contaminação do solo e das águas subterrâneas.

A máquina é capaz de produzir 267 litros de água a partir de uma tonelada de resíduos. Logo, uma grande quantidade de alimentos desperdiçados, por exemplo, pode ser reutilizada ao invés de ir para o lixo. Em troca, água limpa será fornecida para irrigação.

Uma tonelada de resíduos gera cerca de mil litros de água. Segundo a Exame, em Cingapura, para cada tonelada de alimentos jogados no lixo, uma taxa precisa ser paga. Com a novidade, é possível economizar 70% da taxa de descarte se o decompositor for usado individualmente. Para completar, a máquina ajuda as organizações a se tornarem mais sustentáveis e econômicas.

O decompositor é recomendado para residências, hotéis, restaurantes, fábricas de alimentos, supermercados, apartamentos, entre outros.

* Publicado originalmente no EcoD.
(EcoD)