VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação acontecerá em setembro

A sétima edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) ocorrerá de 23 a 27 de setembro deste ano, no Centro de Convenções de Natal, capital do Rio Grande do Norte. O CBUC é um dos mais importantes eventos sobre conservação da natureza na América Latina. Nesta edição, o tema será "Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade". O evento é organizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O VII CBUC debaterá a contribuição das unidades de conservação para o desenvolvimento econômico da sociedade, focando especialmente nas áreas marinhas e oceânicas. As linhas temáticas do congresso são: biodiversidade e desenvolvimento econômico; mudanças climáticas globais e a redução da diversidade biológica; estratégias e modelos de gestão de áreas protegidas; e consolidação dos sistemas de áreas protegidas.

Paralelamente ao VII CBUC, acontecerá o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, que contará com a participação de alguns dos maiores especialistas do mundo na temática conservacionista.

"O CBUC e o Simpósio propiciam ainda o encontro de diversos profissionais que trabalham com áreas naturais protegidas, fortalecendo os laços institucionais e possibilitando reuniões de trabalho sobre os mais variados assuntos relacionados à temática do Congresso", diz a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Cerca de dois mil participantes são esperados para o evento, entre cientistas e técnicos ligados a órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa.

O CBUC já foi realizado em Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE) e Foz do Iguaçu (PR).