Missão francesa vem a BH realizar estudos sobre planejamento urbano


Minas Gerais recebe, nesta segunda-feira (14), a visita de uma delegação francesa de Nord-Pas de Calais composta por membros do Instituto de Planejamento e Urbanismo de Lille (IAUL). O objetivo da missão é realizar um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e de Nord-Pas de Calais focado no planejamento territorial das duas regiões.


Já nesta segunda-feira (14), os membros da missão participam de Seminário Internacional sobre Temática Metropolitana, junto aos atores do planejamento urbano na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento é aberto ao público e vai contar com a participação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar).


O seminário será realizado das 9h às 18h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O evento é gratuito e os interessados em participar não precisam se inscrever.


A delegação francesa é composta pelos diretores do Instituto de Planejamento e Urbanismo de Lille, Philippe Menerault, e do Laboratório Territórios, Cidades, Meio Ambiente e Sociedade, Didier Paris, pela professora do Instituto de Planejamento Urbano e Desenvolvimento de Lille, Pauline Bosredon (Coordenadora do Workshop), professora do Instituto de Planejamento Urbano e Desenvolvimento de Lille, Julie Dumas, e pelos estudantes de mestrado do IAUL, Simon Citeau, Matthieu Guiot e Lucie Morere.


Após uma semana cumprindo uma agenda intensa de visitas e reuniões com diversos órgãos da administração municipal e estadual, os diretores e professores retornam à França. Os estudantes de mestrado do instituto permanecem em Belo Horizonte para desenvolver o estudo comparativo do planejamento territorial das duas regiões.


Serviço:
Evento: Seminário Internacional sobre Temática Metropolitana: Minas Gerais e Nord-Pas de Calais Local: Auditório 2 da Face/UFMG, Belo Horizonte Data: 14/02/2011 Horário: 9 horas

 

"Agência Minas", 14/2/2011