Retirada e poda de árvores do Parque Municipal começa na semana que vem

Começa na terça-feira, dia 15, a operação de retirada e poda das árvores do Parque Municipal que estão posicionadas próximas à avenida Afonso Pena. No total, serão nove árvores cortadas com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. São seis eucaliptos, dois fícus e um guapuruvu. Com isso, a circulação de pedestres e o trânsito no local vão sofrer algumas alterações.


Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, uma faixa da avenida Afonso Pena, sentido bairro/ Centro será interditada das 9h às 11h30 e das 14 às 17h. Já no sábado, dia 19, considerando a necessidade de corte de eucaliptos de grande porte, haverá a interdição de toda a pista da avenida Afonso Pena, no sentido bairro/ Centro. Nos cinco dias haverá restrição à travessia de pedestres.


Para uma melhor eficiência e agilidade dos trabalhos, a população pode contribuir buscando rotas alternativas e evitando a passagem pelo passeio da avenida Afonso Pena que margeia o Parque Municipal nesses dias e horários mencionados.


Parque


O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é uma área intensamente manejada, com a maioria das espécies existentes introduzidas nos seus 113 anos de existência e forma, hoje, um ecossistema representativo com árvores centenárias. A área verde apresenta ampla diversidade de espécies, cerca de 280, sendo algumas exóticas, como flamboyant, espatódea, fícus, jaqueira e eucalipto, e nativas, como ipês, mognos, jatobás, sapucaia, pau mulato, paineira e pau rei.


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Fundação de Parques Municipais e das secretarias regionais, realizou o levantamento do estado das 3.562 árvores do parque e vem tomando várias providências, visando à segurança da população que diariamente transita pelas suas alamedas. Até quarta-feira, dia 9, já foram retiradas cerca de 150 árvores do Parque Municipal.

"Ascom PBH",11/2/2011