Prefeitura retirou quase cinco mil toneladas de lixo das bocas de lobo em 2011

Imagine uma montanha de quase cinco mil toneladas de lixo. Esta foi a quantidade de lixo retirada pelos garis da limpeza urbana das bocas de lobo de Belo Horizonte no ano passado. Em 2011, as 58 mil bocas de lobo de Belo Horizonte foram limpas 506.785 vezes, sendo que delas foram retiradas 4.911 toneladas de lixo. As regiões Centro-Sul, com 112.900 limpezas, e Noroeste, com 76.569, foram as que deram mais trabalho para os garis.

Pelo menos a cada dois meses todas as bocas de lobo da cidade são limpas. A periodicidade da limpeza varia de acordo com a localização e a necessidade. No Hipercentro, algumas são limpas até três vezes por semana. Graças a este trabalho constante de limpeza, as bocas de lobo não ficam obstruídas em Belo Horizonte. Os principais resíduos retirados pelos garis foram papel, folhas, restos de cigarros, copos descartáveis e embalagens de lanches, entre outros objetos.

De acordo com o superintendente de Limpeza Urbana, Eduardo Hermeto, o lixo jogado nas ruas por parte da população agrava o problema. "As chuvas fortes facilitam a chegada dos materiais às bocas de lobo, obstruindo a rede de drenagem e aumentando o risco de alagamento", afirma. Segundo o superintendente, o entupimento da boca de lobo pode fazer com que ratos, insetos e a dengue se proliferem.

Ele destaca que a população pode ajudar na manutenção deste tipo de limpeza com atitudes simples, como não jogar lixo no chão. "Os garis trabalham na varrição tirando todos os dias papelão, garrafas e outros objetos das vias. Além disso, a SLU tem cerca de 10.500 cestos de lixo espalhados por toda a cidade. É importante que toda a população se conscientize dos riscos de depositar lixo em lugares indevidos", informa.

Como colaborar com a limpeza urbana
• Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope as bocas de lobo e pode provocar enchentes
• No trânsito, respeite os cones de sinalização. Eles estão ali para proteger os varredores, que estão trabalhando para deixar a cidade mais bonita para todos.
• Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.
• Embale corretamente seu lixo em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado para evitar que eles se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.
• Proteja o vidro e outros materiais pérfuro-cortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando as luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região ficará prejudicada.

Quantidade de limpezas feiras em bocas de lobo em 2011 por região

Centro-Sul: 112.900
Noroeste: 76.569
Nordeste: 60.158
Oeste: 59.142
Barreiro: 57.066
Leste: 50.097
Pampulha: 34.085
Venda Nova: 31.515
Norte: 25.245
Total: 506.785