Funasa e Assemae fazem parceira para cursos de capacitação

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) assinou quatro convênios de cooperação técnica com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para realizar cursos de capacitação em gestão de serviços de saneamento básico. Os cursos reunirão técnicos da Funasa, técnicos e gestores dos municípios com população inferior a 50.000 habitantes, em 2012 e 2013 e serão oferecidos gratuitamente.

A Funasa disponibilizará cerca de R$ 2 milhões para que a Assemae desenvolva 64 oficinas que vão oferecer mais de 3.000 vagas. Os cursos de capacitação a serem realizados pela Assemae nesta parceria com a Funasa terão as seguintes áreas temáticas: Política e Plano Municipal de Saneamento Básico (que terá 40 oficinas); Estruturação e Implementação dos Consórcios Públicos de Saneamento (14 oficinas); Gestão Econômico-financeira - Política Tarifária; e Redução de Perdas em Sistemas de Saneamento, estes com cinco oficinas cada um.

Esta não é a primeira vez que a Assemae e a Funasa estabelecem parceria na realização de cursos de capacitação, fato lembrado durante a assinatura dos contratos, que contou com a presença dos superintendentes estaduais da Funasa, dos presidentes Gilson de Carvalho Queiroz Filho (da Funasa) e Silvio José Marques (da Assemae). Os cursos anteriores tiveram pleno êxito, e esta é a expectativa para os que serão desenvolvidos com esses novos convênios.

A Assemae terá espaço exclusivo em seu site - www.assemae.org.br - para manter seus associados e demais interessados informados sobre os cursos.