Brumadinho, Sabará e Raposos estão ilhadas

As cidades de Sabará, Raposos, Brumadinho e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), enfrentam inundações após o transbordamento dos rios Paraopeba e das Velhas, nesta terça-feira (3).

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe de 19 militares trabalham para prevenir uma possível inundação em Brumadinho, depois do trasbordamento do rio Paraopeba, na segunda-feira (2). Por causa das fortes chuvas que atingem a cidade e causam pontos de alagamento, o acesso ao Inhotim está interditado e o Instituto não vai abrir ao público nesta terça-feira. Assim que a situação estiver normalizada os coordenadores vão comunicar a reabertura do espaço.

Em Raposos e Sabará, muitos moradores amanheceram ilhados em suas casas, após a cheia do Rio das Velhas. Segundos os bombeiros, em Sabará, os bairros Roças Grandes e Paciência são os mais atingidos.

Em Betim, cerca de 50 famílias da Colônia Santa Isabel tiveram que ser removidas de suas residências para abrigos ou casas de familiares ou amigos. A remoção foi feita por equipes da Defesa Civil após alerta meteorológico de que o nível do leito do Rio Paraopeba iria subir em função do volume de precipitação ininterrupta no final de semana em toda sua cabeceira.

Aproximadamente 30 imóveis foram inundados, mas outras residências que poderiam ter o mesmo destino também foram desocupadas preventivamente. As ultimas informações indicam da Defesa Civil indicam que o leito do rio deve começar a baixar nas próximas horas.