Temporal e inundações


Subiu para 31 o número de municípios mineiros em situação de emergência, informou ontem a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo o órgão, as chuvas afetaram mais de 2 milhões de pessoas em 88 municípios, entre eles a capital. Até agora, o estado registra 256 pessoas desabrigadas, 7,2 mil desalojadas e 1,8 mil casas danificadas. Ontem voltou a chover forte na Grande BH, com rajadas de vento e granizo, depois de trégua de cinco dias. De acordo com o bombeiros, houve inundações em Juatuba e Betim e granizo na Região do Barreiro, no Bairro Gameleira, na Região Oeste de BH, e no Bairro Eldorado, em Contagem.
A Defesa Civil informou que houve desabam
ento de um muro de arrimo em uma casa na Rua Jacinto, no Vila Oeste, na Região Noroeste. No Bairro Maria Gertrudes, na Região Oeste, uma árvore tombou na via pública, impedindo o trânsito. No Bairro Minas Brasil, na Região Noroeste, a queda de um árvore sobre a rede elétrica deixou moradores sem luz na Rua Florestan Fernandes.

No Eldorado, a volta para casa foi de transtornos para os passageiros do metrô. No início da noite, o túnel de acesso à estação foi alagado. Segundo informações, a calçada não foi suficiente para conter a enxurrada. A equipe de manutenção da estação foi acionada para providenciar o escoamento da água e a passagem, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, não foi fechada. No Bairro Alvorada, em Betim, um raio caiu sobre uma casa que estava fechada, que teve um cômodo queimado.

Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto Tempo Clima PUC Minas, o temporal decorreu de uma frente fria sobre a Região Sudeste associada ao forte calor e alta umidade. Ele adiantou que o tempo continuará instável ao longo da semana, com pancadas de chuva principalmente no fim da tarde e início da noite. A previsão é de chuva para a noite de réveillon nas regiões Central, Leste, Norte e Noroeste de Minas.

RODOVIA LIBERADA Depois de mais de sete horas de interdição nos dois sentidos, a BR-116, em Além Paraíba, na Zona da Mata, teve uma das pistas liberadas ontem às 11h35 e totalmente às 15h35. A estrada foi interditada por volta das 4h, devido ao deslizamento de barranco no km 795. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, desde a noite de domingo chove sem parar na Zona da Mata.
Cartilha ensina acesso a recursos

Técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (Sedec) se reúnem hoje e amanhã, em BH, com os prefeitos de cidades mineiras atingidas pelas chuvas deste mês. Segundo o diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução do Sedec, Ivan Ramos, o objetivo é estudar formas de apoio e trabalho das defesas civis municipais.

No encontro, será apresentada cartilha elaborada pela secretaria com informações para que municípios tenham acesso a recursos de transferências voluntárias (convênios), destinadas a obras de caráter preventivo. Belo Horizonte é a primeira cidade do país a receber a visita da equipe.

"Erros no preenchimento de formulários, para busca de recursos federais, ainda representam o principal entrave para os municípios", informa Ivan, destacando que esse tipo de problema acarreta atraso no repasse de verbas, além de aplicação inadequada. Os mais de 30 prefeitos que confirmaram presença receberão orientações sobre elaboração do plano de trabalho, obras que poderão ser custeadas pelo Ministério da Integração Nacional, prestações de contas e apresentação de projetos.

"Vamos orientar os municípios para evitar erros nas solicitações. Assim conseguiremos atuar com agilidade nos processos e de forma transparente, sem que os recursos públicos sejam mal empregados", afirmou. Ele disse que, seguindo as orientações, as prefeituras se livram da malversação de verbas, do uso errado do dinheiro e serviços. (GW)