Monumento Natural Estadual Peter Lund empossa conselheiros para mandato de 2 anos

Tomou posse, na tarde desta terça-feira (13), o Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Peter Lund. A solenidade, promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi realizada na Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, no Centro do Município de Cordisburgo, onde 25 conselheiros, sendo um presidente, 12 titulares e 12 suplentes, assumiram os cargos que ocuparão até outubro de 2012.

A reunião foi conduzida pelo gerente do Monumento Natural Estadual Peter Lund, Mário Lúcio de Oliveira, presidente do Conselho, que destacou a importância do grupo. "É muito importante a união das comunidades do entorno da Unidade de Conservação (UC) para o fortalecimento dela. Pretendemos dar continuidade ao trabalho que temos feito e destacar a parceria com a prefeitura de Cordisburgo e com a Fundação Maquinetur, que administra a parte turística da gruta de Maquiné", afirma.

O Conselho do Monumento Natural Estadual Peter Lund é formado por 12 membros representantes do poder público e igual número de membros da sociedade civil organizada.

Principal instrumento de fortalecimento das UC's e suas comunidades, o Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais da unidade, bem como de sua integração com a sociedade.

O Monumento Natural pertence ao grupo de unidades de conservação de proteção integral. Tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Pode ser constituído por áreas públicas e particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.