Feam divulga Inventário de Áreas Contaminadas no estado

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), divulgou no começo deste mês (02), o Inventário de Áreas Suspeitas de Contaminação e Contaminadas do Estado de Minas Gerais e a Lista de Áreas Contaminadas e Reabilitadas referente ao ano de 2011.

De acordo com a publicação, Minas tem 490 áreas contaminadas e somente 66 reabilitadas para usos específicos. Entre as áreas contaminadas, 293 estão sob o gerenciamento da Feam e 197 estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte. Conforme mostrado no documento, a principal atividade responsável pelas áreas contaminadas é representada por postos de combustíveis (71%).

Luiz Otávio Martins Cruz, gerente de Áreas Contaminadas da Feam, diz que o inventário objetiva a sistematização e a avaliação dos dados extraídos das declarações enviadas pelos responsáveis por áreas suspeitas de contaminações e contaminadas ao Banco de Dados Ambientais (BDA) da Fundação.

Em 2011 foram inseridas no BDA 30 declarações de áreas suspeitas ou contaminadas no estado, significando 11% do total das declarações cadastradas até hoje. Segundo Luiz Otávio, o incremento no número de declarações é fruto da participação dos empreendedores e da sociedade no fornecimento de dados, o que gera facilidade na identificação das áreas.

Por meio da análise desses dados, o governo pode identificar locais que, em função das atividades desenvolvidas, são capazes de provocar riscos à saúde humana e ao meio ambiente em função da contaminação e definir prioridades de ação visando a reabilitação da área.

Uma área contaminada é caracterizada principalmente pela presença de substâncias químicas no solo e nas águas subterrâneas, geralmente decorrentes de atividades humanas. Essas substâncias podem ser constituídas de resíduos depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada ou acidental no solo.