Duas aeronaves computadorizadas vão auxiliar a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo a monitorar infrações ao meio ambiente. Chamadas de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), as máquinas foram doadas à PM no início de fevereiro, mês em que já devem começar a funcionar. São capazes de sobrevoar cerca de 500 hectares por hora, com sensores de foto e vídeo em alta definição para processamento de imagens. A tecnologia inédita, que não precisa de piloto, otimiza a identificação de áreas desmatadas, atividades industriais irregulares em áreas de preservação permanente (APPs) leitos de rios, queimadas, pesca ilegal, entre outros.
Divulgação VANT Tiriba, que será utilizado para monitoramento ambiental e de áreas agrícolas"Os VANTs não são tripulados, operam em piloto automático. As rotas diárias são previamente determinadas por GPS e a polícia fica na estação de controle, para receber as condições da aeronave e monitorar seu trajeto", explica Adriano Kancelkis diretor da AGX Tecnologia, empresa de tecnologia especializada em segurança e monitoramento aéreo que fez a doação. Segundo ele, o piloto automático faz com que não seja necessária uma formação específica em pilotagem para que os policiais operem os aparelhos. "Fica mais fácil. Mesmo assim, vamos oferecer treinamento para o controle da base pelos policiais." VANTs também podem ser dirigidos, caso seja necessário, e atingem velocidade de 80 a 120 Km/h.
O capitão Luis Gustavo Biagioni, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental de Ribeirão Preto, explica que a utilização das VANTs está em caráter experimental. 'Queremos dar sustentação aos estudos de implementação da nova tecnologia em um futuro próximo, em todo o Estado de São Paulo." Kancelkis também salienta o desafio de adaptar a tecnologia aos diferentes biomas de SP. "O monitoramento é diferente no interior ou na Serra do Mar, por exemplo. Precisamos pensar em metodologias aplicadas a cada tipo de região."
A parceria entre a AGX e a PM Ambiental surgiu com o interesse de um dos oficiais em fazer um mestrado sobre aeronaves não tripuladas. O projeto de pesquisa, que resultou nas duas VANTs, foi financiado pelo Insituto Inova, ONG da qual a AGX é parceira. Cada aeronave custa entre R$ 200 mil e R$ 300 mil.