IEF forma conselho comum para áreas protegidas da região de Ouro Preto

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), realiza duas oficinas para discutir e construir com a sociedade a criação de um conselho consultivo comum para as unidades de conservação que integram o Sistema de Áreas Protegidas (SAP) de Ouro Preto e região. As reuniões acontecerão na sede do Parque Estadual do Itacolomi nos dias 7 e 14 de dezembro, com início às 13h.

As oficinas serão de esclarecimento e terão a participação de representantes do poder público e da sociedade civil dos quatro municípios diretamente envolvidos: Itabirito, Mariana, Ouro Branco e Ouro Preto. O conselho consultivo do SAP representará as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Cachoeira das Andorinhas e Seminário Menor de Mariana, a Estação Ecológica do Tripuí, a Floresta Estadual do Uaimií, o Monumento Natural de Itatiaia e os Parques Estaduais do Itacolomi e da Serra do Ouro Branco.

O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais das unidades de conservação, bem como de sua integração com a sociedade. "No conselho, todos têm a oportunidade de debater acerca de conflitos e oportunidades envolvendo a conservação, a proteção e o uso dos recursos naturais da unidade e do seu entorno", explica a analista ambiental do IEF, Ana Paula Cerqueira de Barros Pinheiro.

Ana Paula Pinheiro explica que um Conselho Consultivo comum para as unidades de conservação que integram o SAP permitirá o fortalecimento da gestão ambiental e uma atuação conjunta em prol do desenvolvimento sustentável. "Os conselheiros atuarão com uma visão ampliada do território, observando as particularidades e pontos em comum de cada unidade e das comunidades rurais inseridas nos locais existentes entre elas", afirma.

Os representantes da sociedade civil e de órgãos públicos interessados em participar das reuniões e do Conselho Consultivo comum deverão inscrever-se até o dia 6 de dezembro de 2011 junto ao Escritório Regional Centro-Sul do IEF, localizado à rua Freire de Andrade, nº 131, Centro, Barbacena/MG, CEP 36.200-098 ou através de e-mail ana.pinheiro@meioambiente.mg.gov.br.

Serviço:

Oficinas para Criação do Conselho Consultivo do Sistema de Áreas Protegidas de Ouro Preto e região

Data: 7 e 14 de dezembro de 2011

Local: Parque Estadual do Itacolomi

Informações: (32) 3331-2033