Seminário de Benchmark: Relato das melhores praticas de gestão em saneamento

Todas as companhias de saneamento que foram premiadas pelo PNQS - Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento 2011, participaram, na última segunda feira, 28/11, do XV Seminário de Benchmark, em Macéio, capital de Alagoas. O encontro que sempre antecede a solenidade de entrega dos troféus é uma oportunidade para apresentar aos representantes das companhias de saneamento as melhores práticas de gestão desenvolvidas por outras empresas do setor no Brasil.

Dessa forma, as companhias podem trocar experiências e o seu know-how, possibilitando o aprimoramento dos sistemas de gerenciamento de maneira a atender as necessidades de seus clientes, força de trabalho e fornecedores nos diferentes estados onde atuam. Essa ação estimula e facilita as mudanças nas organizações, melhorando o seu desempenho por meio do processo de aprendizagem.

O Coordenador de Projetos Estratégicos da Copasa, Ildeu Augusto de Faria, na ocasião falou sobre a utilização do PNQS como ferramenta para implantação do modelo de gestão classe mundial. Para ele, este é um grande trabalho e muito interessante. "Por isto todas as empresas devem abraçar esta causa, porque o PNQS é uma forma de estimular as empresas a atingir melhores resultados", concluiu.

A coordenadora do Comitê Nacional da Qualidade ABES - CNQA, Nercy Bonatto, reforçou sobre a necessidade de disseminar estas práticas e promover a capacitação dos representantes das organizações. Nercy considera este momento o "Oscar do saneamento" e acrescenta: "a Copasa é um exemplo ao se habilitar e conquistar o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento - PNQS 2011, na categoria Platina, pela gestão da empresa no todo. E para atingir este resultado tem que trabalhar muito e ter o empenho e a perseverança de todos".

Este ano, a Copasa foi a única companhia brasileira de saneamento que conquistou o Troféu Platina, nível III, no todo e pela sua diretoria de Operação Centro Leste, alem de ter conquistado o maior dos prêmios, o Diamante, no nível IV, pela diretoria de Operação Norte, confirmando mais uma vez a excelência dos serviços prestados aos mineiros.
O Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), criado em 1997, é concedido pelo Comitê Nacional da Qualidade, vinculado à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) para premiar as empresas que se destacam na gestão do saneamento. Para ser premiada, as empresas devem otimizar o desempenho de seus serviços e estimular o trabalho em equipe.