Copasa é Platina pela sua eficiência de gestão

A Copasa conquistou outro prêmio inédito entre as companhias de saneamento do Brasil, liderando o ranking de primeira empresa brasileira a conquistar o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento - PNQS 2011, na categoria Platina, Nível III, pela gestão da empresa no todo. O mesmo Troféu Platina também foi conquistado pela mais nova diretoria, criada este ano, a Diretoria de Operação Centro Leste. E a diretoria de Operação Norte conquistou o maior de todos os prêmios, o Diamante, no Nível IV.

De acordo com o presidente da Companhia, Ricardo Simões, para conquistar este reconhecimento, a Copasa vem se preparando desde quando estabeleceu sua visão de futuro, com a pretensão de ser reconhecida a melhor empresa do setor. "A partir daí, foi instituído mecanismos para atingir este objetivo e uma das alternativas foi se orientar nos princípios do MEG - Modelo de Excelência da Gestão. A empresa se estruturou com o Planejamento Estratégico e percebeu que tinha capacidade para avançar e buscar o reconhecimento" explicou Simões. Para ele, o importante não é a premiação, e sim, a implantação do modelo de gestão que permite melhorar as praticas adotadas. "O prêmio é uma conseqüência e uma conquista de todos. Ele só veio porque a empresa demonstrou que se ainda não estamos no caminho da excelência, estamos a passos largos para chegar lá", completou.

Para o diretor de Operação Norte, Márcio Kangussu, foi um orgulho conquistar o prêmio maior do PNQS, o troféu Diamante. "A diretoria e todos os empregados tem empenhado para garantir mais qualidade de vida e conforto aos quase dois milhões de habitantes da região norte do Estado. E esta união de esforços possibilita cada vez mais o crescimento e a expansão do saneamento, gerando mais benefícios para todos" comemorou.
Já o diretor de Operação Centro Leste, Valério Máximo, disse que conquistar o troféu Platina é só o começo de uma longa caminhada. "Com certeza vamos conquistar muitos outros prêmios e vamos continuar dando a nossa contribuição para que a Copasa seja cada vez melhor", finalizou.

Nesta 15ª edição do PNQS, a Copasa foi a grande vencedora entre as 22 empresas brasileiras de saneamento que se inscreveram na premiação e concorreram nos três níveis - Nível 1, de 250 pontos; Nível 2, de 500 pontos; e Nível 3, de 750 pontos.

A Copasa
As principais atividades da empresa compreendem o planejamento, a elaboração de projetos, a execução, ampliação, remodelagem e a exploração de serviços de saneamento, principalmente serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Adicionalmente, a companhia conduz atividades de cooperação técnica em diversos municípios do Estado de Minas Gerais, inclusive naqueles que não possuem concessões, bem como junto ao setor privado.

A Copasa atua em mais de 600 municípios de Minas Gerais, o terceiro estado economicamente mais produtivo do País. Suas ações são negociadas desde fevereiro de 2006, no Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa, sob o código CSMG3.

O prêmio
O Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), criado em 1997, é concedido pelo Comitê Nacional da Qualidade, vinculado à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), para premiar as empresas que se destacam na gestão do saneamento. Para ser premiada, as empresas devem otimizar o desempenho de seus serviços e estimular o trabalho em equipe.

O prêmio tem a missão de incentivar a prática de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais por meio da promoção e do reconhecimento dos casos de sucesso que auxiliem no aprimoramento do setor de saneamento ambiental e no aumento da qualidade de vida da população. Elee é considerado pela International Water Association (IWA) a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental.

A análise dessas práticas é baseada em oito critérios de excelência estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade - Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados -, que se subdividem em itens para determinar a pontuação.