Especialistas da ANA fazem apresentações técnicas no 1º dia do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Durante o primeiro período de sessões técnicas e pôsteres do 19º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, na manhã desta segunda-feira, 28 de novembro, em Maceió (AL), a Agência Nacional de Águas (ANA) participou de três discussões e apresentou um pôster. A participação de especialistas da instituição foi desde avaliações de balanços hídricos de bacias específicas até uma análise sobre a gestão no saneamento. O evento conta com patrocínio da ANA e é realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).

Na Sessão Técnica 7, o especialista em recursos hídricos da ANA, Sergio Glasherster fez duas apresentações. Na primeira, o engenheiro abordou a avaliação do comprometimento hídrico para demandas instaladas em rios de domínio da União na bacia do rio Paraíba do Meio, que passa por Alagoas e Pernambuco. Os resultados do trabalho demonstraram que o comprometimento hídrico na bacia é alto, variando de 71,67% a 116,41% em seu trecho mais crítico, evidenciando uma situação latente de conflitos pelo uso dos recursos hídricos se consideradas a demanda e a disponibilidade hídrica da região.

Em seguida, Glasherster abordou a avaliação do balanço hídrico com vistas à gestão dos recursos hídricos na bacia do rio Pardo, que corta a Bahia e Minas Gerais. Segundo o trabalho, o comprometimento hídrico na região a montante (rio acima) da PCH Machado Mineiro é de pelo menos 90% nos meses com maior escassez hídrica: agosto e setembro. O especialista da ANA sugere que tal metodologia seja aplicada em estudos relacionados à gestão dos recursos hídricos da bacia.

Em sua apresentação na Sessão Técnica 3, o especialista em recursos hídricos Eduardo Felipe Cavalcanti tratou da aplicabilidade dos instrumentos de gestão no saneamento e o arcabouço legal e institucional vigente sobre o assunto. O representante da ANA expôs as dificuldades e os desafios da implementação da política que trata do saneamento, numa perspectiva de análise integrada dos aspectos técnico, histórico, institucional e jurídico que muitas vezes têm relação de causa-efeito. O trabalho também teve a autoria de Ricardo Bernardes, Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho e Ana Paula de Sousa.

Na Sessão Técnica 6, o especialista em recursos hídricos Cristiano Pereira expôs o processo de regularização de usos e operacionalização da cobrança pelo uso da água na bacia do rio São Francisco. Também com a autoria de Claudio Pereira, Patrick Thadeu Thomas e Rodrigo Flecha Ferreira Alves, o trabalho descreve as ações que possibilitaram a aprovação deste instrumento de gestão na bacia. Para o início da cobrança, a ANA promoveu campanha para cadastramento, retificação ou ratificação dos dados cadastrais dos usuários de recursos hídricos na região. Em julho de 2010 iniciou-se efetivamente a cobrança em rios de domínio da União na bacia.

Na seção de pôsteres, a especialista Regina Generino (foto) apresentou a proposta de treinamento em qualidade de água para hidrometristas, que são os profissionais que realizam as medições de vazão e de parâmetros de qualidade de água com o uso de sondas. Este trabalho, também da especialista Mariana Villas Boas, fruto de parceria entre a ANA e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), relata a metodologia desenvolvida para o treinamento dos técnicos que trabalham na produção dos dados básicos de qualidade de água, bem como os resultados obtidos na primeira experiência realizada em São Paulo e as recomendações para treinamentos futuros.

O Simpósio

O tema do 19º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos é "Água em um mundo em transformação". De 27 de novembro a 1º de dezembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o assunto será amplamente debatido por representantes da comunidade técnico-científica, dos usuários de recursos hídricos, da sociedade civil, agentes públicos, professores, pesquisadores, consultores, empreendedores, agentes privados, estudantes e interessados. Cerca de 2 mil participantes são esperados na capital alagoana durante o evento. Para mais informações sobre o evento, acesse: http://www.acquacon.com.br/xixsbrh.