Cemig alerta para aumento da vazão do Rio das Velhas

As chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) nesse final de semana foram muito intensas. Apenas nos últimos três dias, o volume de chuva alcançou aproximadamente 120 mm, o que equivale a 50% da média histórica de todo o mês de novembro.

Por conta dessas chuvas, o volume de água que chega ao reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rio de Pedras, no município de Itabirito, região Central do Estado, aumentou, e o mesmo está sendo liberado de forma controlada e numa quantidade inferior ao volume que está chegando.

Dentro desse contexto, a Cemig alerta os municípios de Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará e Santa Luzia, na RMBH, para que fiquem alertas, pois, além da liberação da vazão da PCH, existem diversos outros afluentes que deságuam no Rio das Velhas, sob os quais a Cemig não possui controle ou monitoramento, e que, por si só, já podem causar problemas.

A previsão meteorológica indica a continuidade das chuvas nas próximas horas, porém com menor intensidade do que a registrada nos últimos dias.