Serviços da Copasa serão debatidos em João Pinheiro

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar uma audiência pública no município de João Pinheiro (Noroeste) para debater e conhecer as questões referentes a prestação de serviço de saneamento e água pela Copasa à população. A audiência foi solicitada pelo deputado Almir Paraca (PT) e será na terça-feira (29/11/11), às 9 horas, na Câmara Municipal, que fica na Avenida José Batista Franco, nº 1, Centro.

A audiência já esteve marcada em outubro, mas foi cancelada devido à impossibilidade de deslocamento dos deputados até a cidade, no dia, por causa da forte chuva. Segundo a assessoria do deputado, o encontro se deve ao questionamento da população de João Pinheiro em relação às altas taxas cobradas pela Copasa. Os moradores afirmam que a cobrança seria de 75% do total pago na conta de água. Declaram ainda que a Copasa cobra pelo abastecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto, só que em muitas regiões da cidade esses serviços não são prestados. Essa mesma situação ocorre em outros municípios do Noroeste de Minas, como Paracatu e Vazante, onde a comissão realizou audiências para discutir o assunto.

Para esclarecer a questão, a comissão fez visita ao presidente da Copasa, Ricardo Campos, o qual afirmou que a cobrança está de acordo com a norma expedida pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). Segundo ele, em municípios onde são apenas oferecidas a coleta e retirada de esgoto, a cobrança não pode ultrapassar 45% sobre o valor total da conta, e em municípios onde há coleta, retirada e tratamento, a cobrança pode ser de até 75%.

Convidados - Foram convidados para a audiência: o prefeito e o presidente da Câmara de João Pinheiro, Sergio Vaz Soares e Jandir Bernardino Leite, respectivamente; o procurador-geral de Justiça do Estado, Alceu José Torres Marques; o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Abrahão Caram Filho; o presidente da Associação Comercial, Empresarial, Industrial e Agropecuária de João Pinheiro, Hebert Lever José do Couto.