3.412 Escolas Estaduais já estão sendo
beneficiadas em 840 municípios
Mais de 2,5 milhões de alunos de escolas estaduais de Minas Gerais já estão sendo beneficiados pelo Programa Água nas Escolas, desenvolvido pela Copasa em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O programa, iniciado em 2010, tem por objetivo melhorar os serviços de abastecimento de água nas escolas e promover a saúde da comunidade escolar.
Com recursos da ordem de R$ 17 milhões, estão sendo implantados serviços de coleta e análise de qualidade da água fornecida por sistemas de abastecimento público em 3.555 escolas estaduais, além da instalação, ampliação e melhorias dos sistemas de abastecimento de água em 414 escolas estaduais e ações de educação sanitária.
Desde seu início, já foram elaborados 371 projetos técnicos e emitidas 311 ordens de serviços e, até o momento, 145 obras de sistemas de abastecimento de água já foram concluídas.
Já foram realizadas, também, coletas e análises bacteriológicas de água em 3.412 escolas estaduais de 840 municípios mineiros. Durante a realização desta atividade, além da avaliação da qualidade microbiológica da água foram repassadas para os responsáveis das escolas estaduais instruções sobre os cuidados e lavagens das caixas d´água e orientações sobre os principais pontos e/ou motivos de contaminação da água nos prédios públicos escolares.
Todo esse trabalho é coordenado pela Divisão de Saneamento Rural da Copasa, que tem a responsabilidade pelo gerenciamento, elaboração de projetos, contratação de obras, fiscalização, treinamento e promoção de educação sanitária.
Nas localidades onde a Copasa é responsável pelos serviços de abastecimento de água, esta atividade vem contando com o apoio dos técnicos dos Laboratórios Regionais, Distritos Operacionais e Escritórios Locais da Companhia no Estado de Minas Gerais, e estão sendo utilizados os materiais e métodos de coleta já empregados pela empresa. Nos municípios, sem concessão da empresa, empregados terceirizados foram treinados para a execução da tarefa.
Os resultados das análises estão sendo compilados e enviados para a Secretaria de Estado da Educação e Distritos Operacionais da Copasa para conhecimento e providências necessárias.