MPMG e Usiminas discutem implementação de compensações ambientais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) reuniu-se com representantes da Usiminas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), visando implementar o pagamento de compensação ambiental por parte da empresa.

Como representantes do MPMG, participaram o secretário-feral Roberto Heleno de Castro Júnior, o coordenador da Central de Apoio Técnico (Ceat), Edson de Resende Castro; o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli), Fabrício Marques Ferragini; o promotor de Justiça de Meio Ambiente da Comarca de Ipatinga, Walter Freitas de Moraes Júnior; e representantes da Usiminas.

A reunião tratou do projeto do laboratório de análises ambientais que está sendo construído e equipado em Ipatinga, como obrigação imposta à empresa. O imóvel e equipamentos serão destinados ao MPMG, que irá implementar o projeto, vinculado diretamente, via Ceat, por meio de servidores próprios.

O projeto pretende atender todo o Estado de Minas Gerais, principalmente em ações preventivas e que demandem coletas de amostras e análises laboratoriais de água, ar e solo.

De acordo com informações técnicas levantadas durante a reunião, o laboratório de análises ambientais do MPMG será um dos cinco mais bem equipados do país, caracterizado pela presença de uma estrutura integrada nos ramos científicos abordados, com grande potencial de atuação, inclusive proporcionando parcerias com instituições científicas e de ensino.

O custo, proporcional às multas impostas à empresa por atraso no cumprimento de acordo anteriormente efetuado com o MPMG deverá ser superior a R$ 20 milhões de reais.