Enquete realizada entre os dias 1º e 15 de novembro deste ano apontou que 86% dos participantes são a favor da suspensão de autorizações para novos desmatamentos na Amazônia por um período de dez anos. A pesquisa, publicada no site do Senado e realizada pela Associação Preserve Amazônia, teve a participação de mais de 4.500 pessoas.
A pergunta da enquete se referiu especificamente à emenda apresentada pelo Senador Valdir Raupp ao texto que propõe modificação ao Código Florestal Brasileiro, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, e agora está sendo discutido no Senado Federal.
O resultado da pesquisa mostrou que o brasileiro está consciente da importância da Floresta Amazônica para o país, e que espera dos senadores a aprovação de uma lei que seja mais restritiva quanto à possibilidade de novos desmatamentos na região.
Outras enquetes realizadas anteriormente confirmam o resultado apresentado pela Associação Preserve Amazônia. Pesquisa realizada em 2009 pelo Instituto Datafolha/Amigos da Terra mostrou que 94% dos entrevistados consideram que é mais interessante para o país parar o desmatamento, para evitar os custos de desastres ambientais e das mudanças climáticas. Na mesma pesquisa, 92% responderam que as leis que protegem as florestas deveriam ser mais rígidas, e 93% afirmaram que votariam em candidatos que dificultassem o desmatamento.
Opinião dos parlamentares
A Preserve Amazônia iniciou na última quarta-feira (16) nova pesquisa, agora com os senadores, para descobrir se eles estão ou não de acordo com a suspensão do licenciamento para novos desmatamentos na Amazônia. A expectativa da entidade é comparar o resultado das enquetes para verificar se o posicionamento dos parlamentares correspondente a opinião do restante da população.
Audiência Pública
A Preserve Amazônia, em conjunto com o Movimento Amazônia para Sempre e outras entidades, solicitou na última semana Audiência Pública para debater o projeto de desmatamento zero na Amazônia. A audiência foi solicitada ao senador Rodrigo Rollemberg, que preside a Comissão de Meio Ambiente, onde o projeto que modifica o Código Florestal Brasileiro está sendo discutido no momento. As entidades ainda não receberam resposta sobre a realização da reunião.
O objetivo da audiência é esclarecer aos senadores à importância da Amazônia para o país, e de como a legislação ambiental deve restringir ao máximo a possibilidade de novos desmatamentos na região. As entidades ambientalistas também aproveitariam a ocasião para mostrar o posicionamento da sociedade sobre a questão, apresentando a pesquisa realizada pela Preserve Amazônia.