SMSA traça ações em defesa dos animais em reunião com ONGs

Feira de adoção, cirurgia de castração, guarda responsável e controle da população animal. Esses foram alguns dos temas debatidos no encontro, realizado na quinta-feira (03/02/11), na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), entre a coordenação de Zoonoses e da gerência de Comunicação da SMSA com representantes da Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais.


Durante o encontro, foi proposto um calendário de ações a serem implantadas no decorrer deste ano. Serão feitas várias campanhas de conscientização da população quanto à guarda responsável, castração e adoção de animais, nos eventos 'Saúde na Praça', que é uma ação do grupo MobilizaSUS-BH, a ser realizada uma vez por mês em várias pr'ças da cidade, e o 'Conselho na Praça', evento do Conselho Municipal de Saúde e SMSA, a ser realizado mensalmente em cada regional.


O grupo também debateu a importância da castração cirúrgica para o controle da população animal com a representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG), Fernanda Ciolfi. Ficou acertado a confecção de um material explicativo a ser enviado aos cerca de 600 médicos veterinários, cadastrados no Conselho, que atuam em clínicas de cachorros e gatos, e operações cirúrgicas nesses animais.


A representante da ONG Animais Urbanos do Brasil, Maria das Graças Leal, confirma a importância da parceria entre a SMSA e a Comissão. "Quanto mais divulgação e mobilização tivermos, melhor é. Só levando informação à população que teremos mais adeptos a luta dos animais. A sensibilização de toda a sociedade é fundamental para que os animais sejam bem tratados", explica Leal. A representante da ONG Cão Viver, Maristela Aguiar, concorda com Maria das Graças. "A união do poder público com a sociedade civil organizada só tende a gerar coisas boas. No final das contas, quem sai ganhando são os animais", avalia Aguiar.


A Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais faz parte do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Ela é composta por representantes da SMSA, CRMV-MG, Polícia Ambiental e seis ONGs. Ela se reúne mensalmente com representantes da Secretaria Municipal de Saúde para debater as ações a serem realizadas.

Ascom PBH 7/2/2011