Durante a entrega do 3º Prêmio Melhores Práticas da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), nesta quarta-feira, 9 de novembro, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) recebeu um troféu em virtude do projeto "Implementação da Coleta Seletiva Solidária e Promoção da Educação Ambiental na ANA". A instituição ficou em 3º lugar na categoria Gestão de Resíduos e recebeu a premiação das mãos da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Com a iniciativa "Logística Reversa de Cartuchos de Impressora", a Caixa Econômica Federal venceu a categoria. O 2º lugar foi para a Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba (SP), com o projeto "Recicla Óleo".
A Coleta Seletiva Solidária da ANA possui três aspectos: ambiental, econômico e social. Em termos ambientais, a ação reduz a quantidade de lixo a ser descartado em lixões e aterros sanitários. No quesito econômico, o trabalho gera uma matéria-prima mais barata que a não reciclada. O aspecto social deve-se à geração de emprego e renda para os membros das cooperativas de catadores que são parceiras da Agência.
Além da coleta seletiva em si, a iniciativa da ANA envolve a educação ambiental de seus servidores e colaboradores, que é realizada por meio de campanhas sobre uso racional de água, energia e materiais de escritório
Prêmio Melhores Práticas da A3P
Realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a premiação anual tem o objetivo de reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições públicas na promoção e na prática da Agenda Ambiental na Administração Pública. Três são as categorias em disputa: Gestão de Resíduos, Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Inovação na Gestão Pública. Além do Prêmio, o MMA promove em 10 de novembro, no Teatro da Caixa Cultural de Brasília, o 6º Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, cujo tema é "Contratações Públicas e Construções Sustentáveis".
A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa do MMA que visa a implantar a responsabilidade socioambiental na Administração e tem cinco eixos principais: gestão adequada dos resíduos gerados, uso racional dos recursos naturais e bens públicos, sensibilização e capacitação dos servidores, qualidade de vida no ambiente de trabalho e licitações sustentáveis. Mais informações em: www.mma.gov.br/a3p.