Seminário em Belo Horizonte lança agenda sustentável para Copa do Mundo de 2014

Minas Gerais dá o pontapé inicial para a o lançamento de seu documento com as diretrizes de práticas sustentáveis para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 com o 1º Seminário Copa Sustentável em Minas Gerais, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa). O seminário será realizado nesta quarta-feira (9), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), como parte da "Série Diálogos", que promove debates sobre meio ambiente e que neste mês de novembro integra a programação do Festival Planeta Brasil.

O Seminário Copa Sustentável discutirá sobre os impactos e benefícios que a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 pode trazer para o meio ambiente, sociedade e poder público. Ao final, serão apresentadas as diretrizes e o cronograma do "Programa Sustentabilidade para a Copa 2014", que contemplará temas, como áreas verdes, redução de gases de efeito estufa, certificação e educação socioambiental, resíduos sólidos, mobilidade e infraestrutura e revitalização da Lagoa da Pampulha. Esse projeto tem como modelo o projeto Green Goal, a iniciativa alemã de práticas ambientais sustentáveis desenvolvidas para a Copa de 2006.

Durante o encontro, serão apresentados os compromissos, metodologias e cronogramas das ações aos vários parceiros do programa. A previsão é de lançar o programa mineiro no início de 2012, após validações de metas e ações com especialistas e com a sociedade civil. Até lá, todos os parceiros do empreendimento, como secretarias de Estado, Prefeitura de Belo Horizonte, sociedade civil, vão trabalhar na versão final do documento.

A agenda do seminário inclui a participação de representantes britânicos da Useful Simple Projects, empresa responsável pela elaboração do Estudo de Pegada de Carbono e plano de neutralização de impactos das Olimpíadas de Londres 2012.

Programação Seminário Copa Sustentável

14h às 14h30: abertura oficial com José Cláudio Junqueira, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e Flávia Rohlfs, gerente do Projeto Copa 2014 da PBH.

14h30 às 15h30: Cláudio Langone, coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente fala sobre Diretrizes Nacionais para Sustentabilidade na Copa.

15h30 às 16h30: Useful Simple Projects, Experiência das Olimpíadas de Londres 2012.

16h30 às 17h30: Vinícius Lott (Secopa) e Weber Coutinho (PBH), Programa de Legado Sócio-ambiental em Minas Gerais para a Copa do Mundo de 2014.

Tema: I Seminário Copa Sustentável

Data: 09 de novembro

Horário de acesso da imprensa: 13h30 às 14h

Local: Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), rua Belém, 40, Esplanada.

Inscrição para o seminário: através do site www.festivalplanetabrasil.com.br/2011