A3P da ANA é finalista do 3º Prêmio Melhores Práticas da A3P

Com o projeto "Implementação da Coleta Seletiva e Promoção da Educação Ambiental na ANA" a Agenda Ambiental na Administração Pública na Agência Nacional de Águas (A3P/ANA) é finalista da terceira edição do Prêmio Melhores Práticas da A3P, que busca reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática da Agenda Ambiental. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos na próxima quarta-feira (9), em solenidade no teatro da Caixa Cultural de Brasília.

Esta edição contou com a inscrição de 39 projetos de 26 instituições, chegando a nove finalistas divididos em três categorias:

Categoria Gestão de Resíduos
- Agência Nacional de Águas: "Implementação da Coleta Seletiva e Promoção da Educação Ambiental na ANA";
- Prefeitura Municipal de Ubatuba (SP): "Recicla Óleo - A3p"; e
- Caixa Econômica Federal: "Logística Reversa de Cartuchos de Impressoras".

Categoria Uso Sustentável dos Recursos Naturais
- Prefeitura Municipal de Ibirarema (SP): "Programa municipal contra desperdício e uso racional da água";
- Instituto Vital Brazil: "Soros hiperimunes produzidos com sustentabilidade - substituição do óleo BTF por gás natural em caldeira térmica"; e
- Eletrobrás Eletronorte: "Programa Educacional para Uso Racional de Energia nas escolas públicas de Tucuruí (PA)".

Categoria Inovação na Gestão Pública
- Procuradoria Regional da República - 1ª Região: "Projeto Lixo Mínimo - destinação adequada de resíduos orgânicos";
- Caixa Econômica Federal: "Guia Selo Caixa Azul"; e
- Tribunal Regional Eleitoral do Piauí: "Programa Agenda Ambiental do TRE".

O Prêmio Melhores Práticas da A3P é anual e podem participar órgãos e instituições públicas parceiras formais da A3P, com Termo de Adesão assinado. A iniciativa da premiação serve também como estímulo a novas adesões.

Como surgiu

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi criada em 1999 pelo Ministério do Meio Ambiente com o intuito de estimular a incorporação, no serviço público, de princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. Na prática, a intenção é de haver economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

A A3P opera em torno de cinco eixos temáticos, que são: uso racional de recursos; gestão ambiental integrada de resíduos; licitações sustentáveis; qualidade de vida no trabalho; e sensibilização e capacitação dos servidores.
Na Agência Nacional de Águas a A3P foi incorporada em 2004, mesmo antes da obrigatoriedade imposta pelo Decreto nº 5.940/2006, que versa sobre a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, bem como a sua destinação para as associações e cooperativas de catadores de materiais.

Atualmente algumas ações foram adotadas na ANA no âmbito da Agenda Ambiental, entre as quais destacam-se: adoção de impressoras coletivas, com configuração padrão para imprimir em frente e verso; reutilização do papel descartado para confecção de blocos de anotações; reciclagem de papel, papelão e plástico; compra de canecas duráveis e copos de vidro para redução do uso de copos descartáveis por parte dos servidores; campanhas de sensibilização e conscientização para redução no consumo de energia e água; uso de lixeiras separadoras coloridas para destinação de papel, plástico, metal, vidro e lixo não reciclável; uso de caixas coletoras para pilhas e baterias de celular; plantio de árvores típicas do cerrado; e projeto para captação da água de chuva e reúso na jardinagem.

Serviço
Entrega do 3º Prêmio Melhores Práticas da A3P
Data: 9 de novembro de 2011
Local: Teatro da Caixa (Setor de Bancário Sul, Quadra 4, Lote 3/4, anexo da sede da Caixa Econômica)
Horário: a partir das 14h30