Câmara de vereadores discute criação de parque para preservar nascentes na Pampulha

Audiência pública na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte realizada ontem (3) discutiu a preservação das 117 nascentes existentes na Pampulha. Para proteção da área, foi discutida a criação de um parque na região.

A iniciativa veio da Associação Amigos do Trevo, que propôs a criação do Parque Municipal da Pampulha. Para isso, seriam desapropriados terrenos particulares onde existem nascentes. Pelo levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, são 16 nascentes nesse bairro e 117 em toda a região.

Se a ideia sair do papel, o parque terá uma média de 300 mil metros quadrados na região do bairro Trevo e seria usado como campo para pesquisas, além de atividades de lazer.

O cuidado com as nascentes poderia facilitar a revitalização da Pampulha, prevista para dezembro de 2013. É das nascentes que vem a água que alimenta a Lagoa. Os investimentos para as obras de desassoreamento, tratamento de esgoto e melhoria da qualidade de água somam R$ 240 milhões. Os trabalhos devem ser feitos pelo governo municipal em parceria com a prefeitura de Contagem e a Copasa.

Foi solicitado ao Executivo, ao fim da audiência, que encaminhe à Câmara a relação das áreas públicas e privadas envolvidas na criação do parque.