Cientista israelense debaterá energias alternativas em BH

No próximo dia 10 de novembro a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) trazem a Belo Horizonte o Diretor Científico do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, David Cahen, para debater o tema energias sustentáveis. Sob o título: "O desafio energético: biocombustíveis colocados em perspectiva", a palestra acontecerá no auditório da FAPEMIG, a partir das 14h. O evento tem apoio da Associação Amigos do Weizmann, uma associação brasileira sem fins lucrativos que visa apoiar o Instituto Weizmann promovendo o intercâmbio com o Brasil, e da Federação Israelita de Minas Gerais (Fise-MG).

O professor e cientista israelense David Cahen participa de vários comitês nacionais e internacionais de ciências e educação científica e atua também como consultor e conselheiro de diversas iniciativas relacionadas à energia. Por sua atuação na área e trabalho em torno de fontes alternativas de energia renovável, já conquistou inúmeros prêmios como o Edwards Prize for Research Excellence (concedido pela Israel Vacuum Society) em 2003; o Landau Prize for Alternative Energy em 2008 e o Kolthoff Prize em 2009, do Technion, Israel Inst. of Technology.

Na passagem pelo Brasil, Cahen também partitipará do II Fórum Global de Sustentabilidade, que será realizado entre os dias 12 a 14 de novembro no Teatro Municipal de Paulínia (SP), como parte integrante do festival de música SWU.

Minas e Israel
Em junho deste ano, comitiva composta por representantes da FAPEMIG, Sectes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), participou da conferência presidencial israelense Global Business Network, organizada pelo presidente de Israel, Shimon Peres. O evento tinha o objetivo de proporcionar aos participantes reflexões que pudessem ser convertidas em ações de cunho global. Dentre os temas abordados estavam: à busca por novas fontes de energia; o futuro da exploração do espaço; a medicina do amanhã: inovações e dilemas morais e às vantagens comparativas da economia de Israel.
O encontro possibilitou o primeiro contato do grupo de Minas com Institutos de Ciência e Tecnologia, Universidades e Agências de fomento israelenses. A finalidade das reuniões era conhecer como funciona o sistema de inovação do Estado de Israel, que ocupa o primeiro lugar no número de Star-ups (empresas que começam pequenas, mas apresentam rápido crescimento econômico, por causa de suas ideias inovadoras e de base tecnológica que atraem investimentos, inclusive externos). Um dos modelos que também despertou o interesse da comitiva é o do Instituto Weizmann, centro de excelência multidisciplinar em pesquisa. Com forte atuação nas áreas de Exatas, Computação, Bioquímica e Biologia, é conhecido por estimular a transformação dos conhecimentos construídos na academia em produtos com caráter industrial. O Instituto tem papel fundamental na relação entre pesquisador e empresas, pois identifica as empresas que podem investir nas pesquisas tirando da responsabilidade dos cientistas a preparação da documentação que protege as tecnologias de interesse comercial. "Muitas vezes os pesquisadores ficam muito tempo no universo acadêmico e com certa dificuldade de se aproximar do mercado. A filosofia de um Instituto como o Weizmann é muito interessante para a nossa realidade", explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, José Policarpo de Abreu.


SERVIÇO
"O desafio energético: biocombustíveis colocados em perspectiva"

Palestrante: David Cahen - Diretor Científico do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel.
Data: 10 de novembro de 2011
Horário:14 horas
Local: Auditório Carlos Ribeiro Diniz - FAPEMIG (Rua Raul Pompéia, 101 - 12º andar - São Pedro - Belo Horizonte - MG)
*A palestra será proferida em inglês.