Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade reabre inscrições

Até 4 de novembro, os interessados em participar do 1º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma Ecologia de Saberes terão uma segunda chance, já que as 300 vagas inicialmente previstas se esgotaram em apenas duas semanas. Para se inscrever gratuitamente, basta preencher o formulário no site do evento, enquanto houver vagas. A página também possui informações gerais, como a programação e trabalhos selecionados. O Seminário acontecerá de 9 a 11 de novembro em Brasília. As atividades do primeiro dia ocorrerão no auditório Petrônio Portela, no Congresso Nacional, e nos demais dias terão o Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, como sede.

O Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade é uma ação no âmbito da Década Mundial da Água (2005-2015), instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem o objetivo de ampliar a visão transdisciplinar sobre a água. Para isso, o evento reunirá especialistas, cientistas, estudantes e interessados para a discussão sobre a atual conjuntura ambiental, social e econômica e os desafios enfrentados em relação a água. Nesse sentido, os participantes poderão acompanhar apresentações de artigos e pôsteres sobre o tema, mesas redondas, conferências, oficinas, círculos de diálogos e momentos culturais.

O CET-Água - grupo de trabalho constituído por meio de um acordo de cooperação entre dez instituições governamentais (sendo a ANA uma delas) e não governamentais - realiza o Seminário. Esta parceria visa a somar esforços para o desenvolvimento do saber transdisciplinar sobre a água, o que inclui o fomento de novas tecnologias e conhecimentos relativos às propriedades naturais da água, métodos de conservação ambiental, ética de uso e gestão de recursos hídricos.

Fazem parte do CET-Água: a Agência Nacional de Águas (ANA), a Organização para a Paz Mundial (Ararazul), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental, o Instituto Oca do Sol, o Instituto de Saúde Integral (ISI), a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Fundação Universidade de Brasília (FUB), a Fundação SOS Pró-Mata Atlântica e o WWF-Brasil.