Abertas inscrições para a III Conferência Metropolitana da RMBH

Começam nesta segunda-feira (31) as inscrições para a III Conferência Metropolitana da RMBH, que será realizada nos dias 23 e 24 de novembro de 2011, no auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, em Belo Horizonte. A proposta é encontrar novas e melhores soluções para o futuro da terceira maior região metropolitana do país, a partir do diálogo entre os agentes públicos e representantes dos mais diversos segmentos sociais.

O evento é coordenado pela Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem), criada pelo Governo de Minas para atuar nos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e nos 14 municípios que formam o seu colar metropolitano, assim como nos quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço.

O secretário da Segem, Alexandre Silveira, destaca que "a conferência está inserida nas ações do Governo de Minas de inovar a administração pública, buscando soluções que beneficiem o maior número de pessoas por meio do aprimoramento constante da execução de políticas públicas de interesse comum, como transporte intermunicipal, sistema viário metropolitano, defesa civil, saneamento básico, uso do solo e preservação ambiental".

Neste ano, a conferência vai discutir, a fundo, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH (PDDI), além de temas ligados à mobilidade e à governança metropolitana compartilhada.

Inovação

O novo modelo de gestão metropolitana de Minas Gerais é democrático e participativo, com arranjo institucional próprio que permite a articulação de soluções integradas de gestão metropolitana, em que todas as decisões são compartilhadas com os poderes públicos institucionalizados e a sociedade civil organizada, incluindo as organizações não governamentais, órgãos setoriais e sindicatos.

Inscrições

As inscrições para a Conferência estão abertas até o dia 18 de novembro e deverão ser feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.metropolitana.mg.gov.br.

Além de representantes dos três poderes públicos de todos os níveis e da sociedade civil organizada podem participar os acadêmicos, tanto professores quanto alunos, e empresários ligados às áreas imobiliária, de transporte, saneamento e meio ambiente.

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico conferencia@metropolitana.mg.gov.br.