Workshop mostra experiência da Copasa no controle de perdas de água

Contribuindo para as atividades desenvolvidas pela WOP-LAC - Water Operators Partneship for Latin America and Caribean, fundada pela International Water Association - IWA e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, a Copasa promoveu, em Belo Horizonte, um workshop para disseminações de experiências no controle e redução de perdas de água em sistemas públicos de abastecimento.

Na ocasião, técnicos de diversas empresas de saneamento do Brasil e da América Latina apresentaram suas experiências no controle de perdas de água, promovendo um intercâmbio de conhecimento sobre o assunto, de forma a ampliar e melhorar os resultados obtidos em cada uma das empresas. O gerente da Divisão de Eficiência Energética da Copasa, Paulo Roberto Cherem de Souza, apresentou os trabalhos da Companhia no Programa Integrado de Controle e Redução de Perdas e Custo de Energia Elétrica.
Com a presença do presidente da Copasa, Ricardo Simões, e do diretor Técnico e de Novos Negócios, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho, o workshop foi realizado, nos dias 26 e 27 de outubro, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte. Os participantes do evento fizeram, ainda, no dia 28/10, uma visita à Estação de Tratamento de Água Morro Redondo, localizada no bairro Belvedere, na capital mineira, onde puderam conhecer os equipamentos de controle inteligente de pressão e o veículo "Caça Vazamento" da empresa, com simulação de pesquisa de vazamentos "não visíveis" , em seguida, foram conhecer as instalações da ETA.
A WOP-LAC
A Water Operators Partneship for Latin America and Caribean (WOP-LAC) foi fundada pela International Water Association - IWA e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, com o objetivo promover o intercâmbio entre empresas prestadoras de serviço de saneamento básico, criando um mecanismo de colaboração entre as empresas da América Latina e região do Caribe.