Um pacote de cerca de R$ 200 milhões assegurados pelo Governo de Minas por intermédio da Copasa, garantirá que um grande programa de obras seja realizado em Divinópolis.
No momento, a Copasa está investindo 5,8 milhões de reais na implantação de novos encanamentos com diâmetro maior e a construção de um reservatório com capacidade de um milhão de litros de água. Estas obras vão melhorar o atendimento à população dos bairros da região sudeste: Davanuze, Dona Quita, Dona Rosa, Nações, Padre Eustaquio, Paraíso, Santa Lúcia, Santa Rosa, Vila Roseiras e da área central, aonde chegou a faltar água durante a estiagem. Com isto, a Copasa garantirá um controle e gerenciamento ainda mais eficiente da produção, tratamento e distribuição de água em toda cidade.
Em reunião ocorrida ontem, 25/10, em Divinópolis com o prefeito Vladimir de Faria Azevedo, o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos autorizou a contratação imediata dos equipamentos, softwares e serviços para implantação do Sistema 3T- Divinópolis, composto por Telemetria, Telecomando e Telesupervisão. A implantação deste sistema garantirá o monitoramento, em tempo real, do funcionamento das principais unidades operacionais do abastecimento de água do município.
Com o 3T todos os processos do sistema de abastecimento de água de Divinópolis serão automatizados, permitindo que seja feita à distância, o controle das vazões e da pressão da água nas redes; níveis de reservação e de consumo de água; monitoramento dos parâmetros de tratamento; e, medição de consumo de energia elétrica nas unidades operacionais.
Com a automação dos processos e a melhoria do fornecimento de água o sistema de abastecimento passará a ser um dos mais modernos do país e a população de Divinópolis terá melhores condições de vida e saúde.