Encontro discute criação de comitês de bacias hidrográficas

Muitos países buscam criação de soluções para a água. Uma das iniciativas brasileira nesta luta é a criação dos comitês de bacias hidrográficas, que envolvam a sociedade e os poderes públicos para a boa gestão das águas.

Cenários belos e fundamentais para a vida. Mas nem sempre tudo isso é preservado. Por isso, muitos países buscam a criação de soluções para a água. Uma das iniciativas brasileiras nesta luta é a criação dos comitês de bacias hidrográficas que envolvem a sociedade e os poderes públicos para a boa gestão das águas.

Exemplos de união pela recuperação e conservação das bacias. Para discutir políticas públicas e a preservação dos recursos hídricos foi aberto, ontem (24), em São Luis, o 13º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Participam 1.500 pessoas.

Durante o evento, foi anunciada a assinatura do decreto que regulamenta a lei que institui a política de recursos hídricos do Maranhão. A lei criará condições para a formação de comitês de bacias no Estado.

Na solenidade de abertura do encontro, o deputado federal Sarney Filho falou sobre o trabalho de defesa dos recursos hídricos feito pela Frente Parlamentar Ambiental. Para moradores de áreas com bacias ameaçadas, a criação dos comitês é a esperança da preservação.


Na palavra de abertura do evento, o Coordenador do Forum Nacional de Comites de Bacia, Lupercio Ziroldo Antonio, enfatizou o grande trabalho que já é desenvolvido pelos Comites de Bacia no Brasil, destacando que já são mais de 180 instalados envolvendo aproximadamente 50 mil pessoas e destacou que o tema água deve de maneira categórica ser incluido na agenda política do pais e neste contexto o trabalho desenvolvido pelos colegiados comites merecem especial destaque dentro das bacias hidrográficas.

Segundo ainda o Coordenador Lupercio, o Brasil atualmente é considerado uma grande potencia hídrica aos olhos do mundo e isto aumenta substancialmente a responsabilidade de todos para que desenvolvamos aqui em nosso território, modelos de experiências exitosas e possamos demonstrar que cuidamos de nossa água.