A secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), participou, na manhã desta terça-feira (25), no Centro Mineiro De Referência em Resíduos (CMRR), da audiência pública para discutir a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. As audiências estão acontecendo em todas as regiões do país. Em Minas, o Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), promovem o encontro que é uma oportunidade para as pessoas conhecerem e contribuírem com a formulação da política de gestão de resíduos.
A Superintendente de Saneamento Básico da Sedru, Edicleusa Veloso, representou a secretaria na abertura do evento e destacou a importância do trabalho feito em Minas para cumprir as determinações do Plano, em especial de acabar com os lixões até 2014.
"O governo de Minas vem fazendo um trabalho que envolve diversos órgãos do Estado para solucionar a questão da destinação final dos Resíduos Sólidos. A Sedru neste contexto é imprescindível, uma vez que é ela que fomenta os Consórcios entre os municípios nesta área. Os consórcios hoje são a prioridade do governo federal para investir os recursos" destacou.
O evento que acontece nos dias 25 e 26 de outubro será marcado por discussões que envolverá diversos atores envolvidos na gestão do lixo no Estado.