Fiscalização de Limpeza Urbana Centro-Sul realiza mais de 1.600 ações fiscais

O trabalho da Gerência de Fiscalização de Limpeza Urbana da Regional Centro-Sul consiste em fazer cumprir as normas do Regulamento de Limpeza Urbana e do Código de Posturas do Município. Verificar situações irregulares como bota-foras, lixo depositado fora do horário de coleta ou mal acondicionado, lotes mal conservados ou sem muro, fixação de cartazes em equipamentos públicos e distribuição de panfletos em vias públicas são algumas das atribuições de um fiscal de limpeza urbana.

A gerência também é responsável por fiscalizar os passeios e verificar se apresentam degraus, rampas e rebaixamentos que estão em desacordo com a lei vigente, além de observar passeios danificados. Esses tipos de irregularidades constam no Código de Posturas do Município e quando infringidas são passíveis de notificações e até multas.

Situações como está fazem parte da rotina de fiscalização na região Centro-Sul. Apenas em setembro, a equipe da Gerência de Fiscalização de Limpeza Urbana realizou 1.652 ações fiscais. O maior número de vistorias foi em relação ao lixo colocado fora do horário da coleta ou mal acondicionado, foram realizadas 299 ações. Os lotes mal conservados, que precisam de capina ou cercamento, também passaram por vistorias intensas, aconteceram 193 ações no último mês.

A fiscalização das calçadas também foi contínua durante o último mês. Foram realizadas 520 vistorias para verificar passeios danificados ou sem piso e 100 ações para averiguar o rebaixamento irregular de meios-fios. Além das calçadas em mal estado de conservação e alterações de meio-fio, a fiscalização também examinou a retirada de cunha, declive, ressalto, degraus e obstáculos.

O gerente Regional de Fiscalização de Limpeza Urbana da Regional Centro-Sul, Túlio Cícero Xavier Ornelas, acredita que esse trabalho beneficia o cidadão. "A fiscalização procura priorizar o atendimento relativo às irregularidades e ao mesmo tempo proporcionar mais qualidade de vida à população de BH", diz.