Audiência contribui para formulação da política de gestão de resíduos sólidos

O Ministério do Meio Ambiente está realizando em todas as regiões do país audiências públicas para discutir a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Em Minas, o Ministério e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), promovem uma audiência extraordinária nos dias 25 e 26 de outubro. A reunião será no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, e é uma oportunidade para as pessoas conhecerem e contribuírem com a formulação da política de gestão de resíduos.

A versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) compreende o diagnóstico da situação atual dos diferentes tipos de resíduos, os cenários macroeconômicos e institucionais, as diretrizes e estratégias, e as metas para o manejo adequado de resíduos sólidos no Brasil.

Programação:

25/10

9h - Abertura - Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Representante da Comissão de Articulação do Movimento Nacional dos Catadores; Secretario Nacional de Ambiente Urbano; Secretário de Estado de Desenvolvimento e Política Urbana.

10h - Apresentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

11h - Elaboração do PNRS

12h - Apresentação e inscrição para Grupos de Trabalhos

Intervalo

14h - Diretrizes, estratégias e metas para gestão de resíduos sólidos

1. Industriais, da Mineração e Agrossilvopastoris;

2. Serviços de Saúde, Construção Civil, Portos, Aeroportos e Postos de Fronteira;

3. Urbanos, com inclusão social de catadores de materiais recicláveis.

17h - Orientações para grupos de trabalho

26/10

9h - Reuniões dos Grupos de Trabalho

11h30min- Síntese das reuniões e encaminhamentos

12h - Encerramento