Mineradora diz que não irá construir parque

A empresa Mineração Lagoa Seca informou ontem que não irá construir um parque ecológico no bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde atua há 60 anos. A obra, que devia ser realizada em março de 2012, era uma das medidas condicionantes para a liberação de funcionamento da mina de calcário.


A informação foi repassada pelo presidente da empresa, Leonardo Teixeira, durante uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas. Ele disse que não pode cumprir a exigência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente porque a mineradora não é a dona do terreno.


O engenheiro Ricardo Jeah, membro da Associação dos Moradores do Belvedere, questionou. Para ele, se a mineradora sabia do impedimento para construção do parque não deveria ter assumido o compromisso.


Em 2005, a licença ambiental para a exploração da mina de calcário foi renovada por mais sete anos pela prefeitura. Na época, a liberação foi concedida com algumas condicionantes. Uma delas previa que, em 2007, a mineradora deveria apresentar um projeto para transformar parte da área em que atua em um espaço para uso coletivo.