Mudança climática é tema de debates interativos

De hoje (17) até o dia 22, alunos de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte e Região Metropolitana poderão participar de exposições, debates e atividades interativas no evento "Em clima de saúde: prevenindo com ciência". A iniciativa tem como tema foco central mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos, tema definido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para a edição deste ano do evento.

As mudanças climáticas e suas consequências podem ser atenuadas ou agravadas pela ação do homem no meio ambiente. A iniciativa busca despertar, além da consciência para os problemas ambientais, a vocação científica nos jovens. A Escola de Saúde Pública do Estado (ESP-MG), em parceria com o Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), está promovendo o evento, que é uma das programações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011.

A abertura do evento aconteceu hoje (17), com conferência do professor Ulisses Confalonieri, pesquisador do Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente (Laesa/Fiocruz Minas). As atividades posteriores foram realizadas no jardim interno da ESP e nas salas de exposições.

O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemig), do Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG, da Fundação Hemominas e da Defesa Civil de Minas Gerais.